Homem é preso em Ribeirão Pires por cultivo de maconha em larga escala

Publicidade

Polícia Civil apreende vasos, fertilizantes, luminárias e equipamentos para cultivo e comercialização

Cultivo de maconha era voltado para tráfico. Foto: Reprodução 

Na tarde de terça-feira (12), um homem de 35 anos foi preso em Ribeirão Pires acusado de cultivar maconha em larga escala para fornecimento a traficantes da região de São Bernardo do Campo. A ação policial ocorreu por volta das 16h30, na Rua Kaneo Hashimoto, na Vila Suíça.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi investigado pelo DEIC de São Bernardo do Campo, que identificou que o indivíduo produzia maconha de qualidade superior destinada à venda. Durante a abordagem, o acusado permitiu a entrada dos policiais em sua residência, onde foram encontrados vasos com plantas, nitrato de cálcio, fosfato monopotássico e fertilizantes, além de luminárias utilizadas na secagem das plantas, dois celulares, e máquinas de cartão no veículo do suspeito.

Apesar de alegar que a produção era para consumo próprio, os policiais constataram, com base nos materiais apreendidos e informações do investigativo, que o cultivo tinha finalidade comercial, configurando tráfico de drogas, previsto no Artigo 33, parágrafo 1º, inciso II, da Lei 11.343/06.

O Instituto de Criminalística de Santo André confirmou a presença de tetra-hidrocanabinol (THC) nas plantas apreendidas. Os objetos e substâncias foram encaminhados à perícia, enquanto os vasos e plantas foram periciados e registrados no cartório central da delegacia local.

Diante da gravidade do caso, a autoridade policial representou à Justiça pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva, para garantir a ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a aplicação da lei penal. A fiança não foi arbitrada, devido à pena máxima prevista para o delito ser superior a quatro anos.

A investigação segue em andamento pelo DEIC de São Bernardo do Campo, responsável pelo inquérito principal.