Caminhões foram apreendidos na madrugada desta quarta-feira (9) durante operação na Estrada do Baruel, próximo a um córrego em área protegida.
Veículos foram apreendidos e levados ao pátio da Polícia Ambiental. Foto: divulgação/Polícia Ambiental
Na madrugada desta quarta-feira (9), por volta da 1h, a Polícia Militar foi acionada via COPOM para verificar uma movimentação suspeita de caminhões na Estrada do Baruel, região da Vila Rica, em Ribeirão Pires. Ao chegar no local, os agentes constataram o descarte irregular de terra e entulho em uma área que aparenta ser uma chácara, situada próxima a um córrego e considerada Área de Preservação Permanente (APP) pela Polícia Ambiental.
Durante a abordagem, um homem declarou ser o proprietário dos caminhões que realizavam o transporte e o despejo do material. Ele afirmou que a prática de descarte no local era recorrente, mas não apresentou nenhuma documentação legal que autorizasse a atividade.
Os demais funcionários presentes não quiseram se manifestar. Já o proprietário da chácara, que aparentava estar embriagado, confirmou ser o dono do imóvel, mas também permaneceu em silêncio durante a maior parte da ocorrência.
Diante da situação, o local foi isolado para perícia técnica. Um perito criminal foi acionado e realizou o exame pericial, conforme solicitado pela autoridade policial de plantão.
Os caminhões utilizados na prática ilegal foram apreendidos e encaminhados ao pátio da Polícia Ambiental.
O caso foi registrado na Delegacia de Ribeirão Pies como crime ambiental, destruir ou danificar floresta e causar poluição de qualquer natureza, a Polícia Ambiental ficará responsável pela custódia dos veículos e pela continuidade das apurações.