Morador se revolta com a ENEL e descarta galhos cortados no portão da Prefeitura e em frente a Concessionária, mas é abordado pela GCM e autuado.
O carro do morador foi apreendido pela GCM, pois foi constatado que o licenciamento estava atrasado desde 2017. Foto: Divulgação/PMETRP
No último sábado (5), um homem de 52 anos, morado r da Rua Turquia, bairro Colônia, em Ribeirão Pires, foi autuado após descartar galhos de árvore cortados em locais públicos. O incidente teve início quando o motorista, ao conduzir seu veículo Ford Fiesta, jogou os galhos em frente ao portão da Prefeitura Municipal. Ao ser abordado pela Guarda Civil Municipal (GCM), o morador explicou que estava inconformado com o serviço da ENEL, que havia podado uma árvore em frente à sua casa, deixando os galhos no local e não realizando a retirada até aquele momento.
Antes de deixar o local, o motorista informou que retornaria com mais galhos. Ao voltar, ele se deparou com a viatura da GCM e tentou seguir com seu carro até a agência da ENEL, que estava fechada, onde fez o descarte dos galhos em frente ao estabelecimento.
Durante a abordagem, a GCM não encontrou nenhum item ilícito no veículo, mas constatou que o motorista estava com o licenciamento do carro atrasado desde 2017. Como resultado, o veículo foi apreendido administrativamente devido ao atraso no licenciamento.
Em seu depoimento na delegacia, o homem explicou que, após a poda da árvore realizada pela ENEL na quarta-feira (2), os galhos ficaram em frente à sua residência, dificultando o acesso ao imóvel. Apesar de ter solicitado a retirada dos galhos na agência da ENEL, nada foi feito, o que gerou sua insatisfação e motivou o descarte dos galhos.
O caso foi registrado na delegacia de Ribeirão Pires como descarte irregular de resíduos sólidos. As autoridades policiais concluíram que não havia dolo no ato e não havia elementos suficientes para caracterizar o fato como crime.
A responsabilidade pelo recolhimento dos galhos cortados pela ENEL é da Prefeitura de Ribeirão Pires, conforme informação no boletim de ocorrência.