Prefeito Akira Auriani se reúne com representantes dos Correios e anuncia que em até cinco meses a cidade terá CEPs para todas as ruas, avenidas e vielas.
Prestes a completar 61 anos de emancipação em maio, Rio Grande da Serra deu mais um passo importante para garantir a individualização dos Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) para cada uma das suas 469 vias. A reunião realizada na última segunda-feira (24), entre o prefeito Akira Auriani (PSB) e o superintendente dos Correios na Região Metropolitana de São Paulo, Vinícius Moreno, resultou em um avanço significativo no processo, com previsão para que, em até cinco meses, cada rua, avenida, viela e travessa da cidade passe a contar com um CEP específico, facilitando a localização de endereços para os moradores, empresas e também para serviços públicos.
Durante o encontro, o prefeito Akira destacou a importância dessa mudança para a cidade, que atualmente conta com apenas o CEP 09450-000. “Hoje, quando se chama o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), há dificuldades para chegar em algumas regiões por causa da falta de CEP. Já tratamos desse tema no passado, mas a pandemia e a falta de interesse da gestão anterior interromperam o processo”, afirmou o prefeito.
O processo de implementação dos CEPs individuais para Rio Grande da Serra começou com a articulação do ministro do Empreendedorismo e presidente estadual do PSB, Márcio França. Agora, o governo municipal se comprometeu a preparar um mapeamento digital da cidade, que será apresentado aos Correios nos próximos dois meses. Após essa etapa, o pedido de individualização dos CEPs será encaminhado para Brasília, com a expectativa de que a resposta seja recebida em até dois meses.
Com a previsão de que a individualização dos CEPs seja concluída até agosto, a Prefeitura de Rio Grande da Serra dará início à implantação dos números. Vinícius Moreno, superintendente dos Correios, ressaltou a parceria entre a prefeitura e os Correios, que pode acelerar o processo. “Acredito que, com essa colaboração, qualquer obstáculo burocrático será superado. O importante do CEP é proporcionar cidadania às pessoas”, destacou Moreno.