Um cachorro de aproximadamente 1 ano foi encontrado amarrado e em condições precárias no guard-rail da estrada Sapopemba, no Recanto Irani, em Ribeirão Pires. Este é o segundo caso de abandono registrado na região em dois dias.
Um morador sensibilizado realizou o resgate de um cachorro abandonado na estrada Sapopemba, km 2, no Recanto Irani, em Ribeirão Pires. O animal estava amarrado no guard-rail, sem água ou comida, exposto ao sol por várias horas, e apresentava sinais de estresse.
A situação foi divulgada em um grupo de Facebook da cidade, onde as fotos publicadas por uma moradora mobilizaram mais de 638 compartilhamentos, alcançando internautas até nas cidades vizinhas. O post motivou Dennis Costa, morador da região, a ir até o local para ajudar.
Ao chegar, encontrou o cachorro bravo e resistente devido ao tempo em que ficou preso. Ele conseguiu dar água e comida para o animal até a chegada da Equipe Ambiental de Ribeirão Pires, que foi acionada para auxiliar no resgate. Com paciência, a equipe ganhou a confiança do cachorro, libertando-o com segurança.
O cão agora está seguro na casa de Dennis Costa, que se ofereceu para acolhê-lo. É importante ressaltar que abandonar animais é crime, conforme previsto no Art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê penas de detenção de até cinco anos, além de multa.
Este caso reforça a importância da conscientização sobre maus-tratos e abandono de animais e o papel da comunidade em denunciar e ajudar.


