Aluno da rede municipal de ensino de RP é premiado no Desafio de Redação do Diário do Grande ABC

O estudante Rickardo Loreano do Carmo, do 7º ano B da EM (Escola Municipal) Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, foi um dos premiados na 18ª Edição do Desafio de Redação, elaborado pelo periódico Diário do Grande ABC. O evento de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André.

Com o tema “O impacto da Inteligência Artificial na vida real”, a disputa de redação recebeu mais de 91 mil redações, de 316 escolas públicas e particulares da região do Grande ABC. Ribeirão Pires participou do Desafio de Redação com aproximadamente 980 estudantes

Escrito em forma de poema, Rickardo abordou a atual onda de vídeos e imagens que estão sendo feitas utilizando a Inteligência Artificial e como isso acaba dificultando a entender o que é verdade ou o que é mentira. O prêmio veio na Categoria I “Melhor por Cidade”, onde foi eleito o melhor da Estância.

“Acho que a inteligência artificial pode nos trazer mais coisas boas do que ruim’, declarou o estudante.

Durante a premiação, alunos de diferentes unidades da região tomavam o Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, em Santo André. Dentre os estudantes mais animados, estavam os alunos e aluna da rede municipal de Ribeirão Pires.

Rickardo leva para casa um aparelho Alexa, que combinando com o tema proposto pelo Diário do Grande ABC para a redação é uma Inteligência Artificial controlada pela voz e que foi desenvolvida pela gigante Amazon. Alexa pode controlar dispositivos compatíveis, como luzes, tomadas, aparelhos, assim como tocar músicas e ler notícias quando requisitada.

Categorias – Além de Rickardo, outros estudantes de Ribeirão Pires venceram outras categorias do Desafio de Redação. Na Categoria II, a aluna Raquel Olímpio Cacheado, da EE (Escola Estadual Maria Eid Júlia Barros de Souza, recebeu premiação. Na Categoria III, o estudante Paulo Antônio Dellafiori, também foi um dos premiados. Na Categoria Professores, a docente Edna, do Sesi, foi uma das premiadas. Já na Categoria IV, Gabriela Zanirato, estudante da ETEC (Escola Técnica Estadual) Maria Cristina Medeiros.