Na manhã deste domingo (15), a Capela Anglicana, localizada no Centro Alto de Ribeirão Pires, sofreu seu quinto furto em poucos meses. O criminoso, que furtou lâmpadas fluorescentes, foi flagrado por câmeras de segurança, mas até o momento ninguém foi preso.
O autor, que invadiu a igreja pela Avenida Santo André, subiu no muro com uma escada improvisada e estava utilizando touca e máscara para evitar o reconhecimento. A repetição das vestimentas e do modo de agir leva a crer que seja a mesma pessoa responsável pelos crimes anteriores.
Os moradores e frequentadores da capela estão cada vez mais preocupados com a segurança local. Muitos relatam que o medo causado pelos furtos não se restringe ao interior da igreja, mas ao sentimento geral de insegurança que afeta toda a comunidade. “Não é só na igreja, a gente não tem mais paz nem nas ruas. Domingo deveria ser um dia de oração e tranquilidade, mas com esses furtos recorrentes, estamos com medo de andar por aqui. A sensação é de abandono por parte das autoridades”, comentou um vizinho da capela.
O ministro da capela também lamentou a situação. “Me entristeço muito, me esforço para deixar tudo bonito e seguro para o louvor a Deus, aí vem um ser humano desse e leva as coisas da casa de Deus. A impunidade deste bandido continua”, desabafou.
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada, mas não encontrou nenhum suspeito. Questionada, a Secretaria de Segurança Pública em nota disse:
“O policiamento na região foi intensificado pela Polícia Militar com base no mapeamento dos locais de maior incidência criminal e denúncias dos moradores. O caso citado é investigado pela Delegacia de Ribeirão Pires, que segue empenhada nas diligências visando à identificação e prisão dos criminosos.“