Idoso retorna da UPA com lesões e filha registra ocorrência

No início da semana, uma mulher de 46 anos registrou uma ocorrência após seu pai, de 79 anos, retornar de um atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia com lesões pelo corpo.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, ela relata que seu pai sofre da doença de Alzheimer, e estava sentindo fortes dores por conta de uma sonda na uretra. Neste sentido, os familiares levaram o idoso para a UPA, onde ele recebeu atendimento médico.

No entanto, quando foi prepará-lo para o banho, a mulher percebeu que o idoso ainda estava com o acesso apresentava lesões em ambos os braços. Ela relatou que retornou na unidade e questionou a diretora de enfermagem, sendo informada que as manchas eram decorrência de veia estourada durante a aplicação de agulhas, e que o sangue acabava “vazando” por debaixo da pele.

Ainda de acordo com o boletim, a declarante relatou que, devido ao estado de saúde de seu pai, ele deveria ter recebido acompanhamento durante o atendimento, e que houve imperícia por parte dos funcionários, uma vez que ele não consegue se expressar devido a sua doença.

Após o registro, foi requisitado exame junto ao IML (Instituto Médico Legal) para apurar as lesões. O caso continua sendo investigado.

Questionamos a Prefeitura sobre o caso, e eles responderam que estão cientes do ocorrido e irão realizar o levantamento do prontuário para apurar o caso. “A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que tomou ciência do fato e que junto a equipe médica técnica da UPA Santa Luzia vai realizar levantamento de prontuário, conversar com os profissionais responsáveis pelo atendimento e apurar o ocorrido”.