Mulher denuncia Hospital São Lucas por lesão corporal

Uma munícipe de 31 anos registrou uma ocorrência de lesão corporal contra o Hospital São Lucas, por sofrer complicações de saúde após realizar seu parto na unidade. A mulher precisou passar por uma cirurgia para retirada do útero e uma parte do intestino dias após o parto.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, a mulher relatou que entrou em trabalho de parto no dia 14 de março e sua cirúrgia foi realizada por dois médicos. Um dia após receber alta, ela retornou ao Hospital informando que estava sentindo muitas dores, mas foi avaliada e liberada.

Contudo, ela retornou em todos os dias seguintes relatando que ainda sentia dores, mas não realizaram exames. No dia 20 de março, ela seguiu para atendimento na UPA Santa Luzia, onde foi avaliada e passou por exames que detectaram excesso de líquido em sem abdome. Ela seguiu para o Hospital Mário Covas, em Santo André, e colocou um dreno. Após o procedimento, ela teria retornado para o Hospital São Lucas, onde permaneceu internada por cinco dias.

A mulher contou que durante a internação, seu marido precisou buscar o medicamento fora do sistema de saúde pois no local não tinha. Logo após, por meios próprios, ele a levou até o Hospital Nardini, em Mauá, onde ela precisou receber tranfusão de sangue e passar por uma cirúrgia para retirada do útero e cerca de cinco dedos do intestino. No local, ela foi informada que o procedimento foi realizado pois ela estava com uma infecção que estava se espalhando devido a falta de assepsia e “restos” do parto que havia ficado em seu abdome.

A vítima foi encaminhada para realizar exame de corpo de delito.

Questionamos a Prefeitura sobre o caso e quais medidas seriam tomadas. No entanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.