Homem morre após cair de ônibus que trafegava com as portas abertas

Na madrugada desta segunda-feira (27), um homem de 51 anos morreu no Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires, após ficar pendurado em um coletivo, se desequilibrar e bater a cabeça. O motorista teria saído com o veículo ainda com as portas abertas.

De acordo com as informações, Franscisco Aguilar Neto aguardava junto com outros passageiros pelo último ônibus da linha Vila Bonita. Assim que o coletivo chegou, um grupo de familiares começou a discurtir no local enquanto parte dos usuários embarcavam, mas o condutor saiu antes que todos os passageiros tivessem entrado no veículo.

Neste momento, alguns usuários tentaram embarcar mesmo com o veículo em movimento. Francisco acabou ficando pendurado na porta, enquanto o motorista seguiu com o automóvel por cerca de 10 metros. A vítima acabou se desequilibrando e bateu a cabeça ao cair. O condutor não parou o veículo no momento do ocorrido.

O Samu esteve no local e constatou o óbito de Francisco ainda no Terminal.

Já de acordo com o fiscal da empresa, tanto ele quanto o motorista não teriam observado nenhum passageiro pendurado, nem caindo do veículo. O condutor soube do acidente após encerrar suas atividades e ser conduzido pela Guarda Civil Municipal à Delegacia de Ribeirão Pires.

O motorista relatou em depoimento que saiu com o ônibus pois os passageiros já haviam subido e não notou ninguém pendurado. Ainda alegou que o coletivo estava com as portas fechadas e não percebeu se passou por cima do passageiro.

De acordo com as imagens da câmera de segurança, as autoridades afirmam que é possível ver um passageiro caído na escada do ônibus, além da vítima que estava tentando embarcar ainda com a porta aberta.

Por fim, o delegado de plantão pediu pela prisão preventiva do motorista por entender que ele assumiu o risco que ocasionou na morte de Francisco de forma dolosa, além de não ter prestado socorro. O condutor permaneceu detido e aguarda pela audiência de custódia.