Um morador procurou o DiárioRP para relatar novamente sobre a presença de espuma no Ribeirão Grande. Ele alegou que, em um trecho do riacho, localizado na Av. Salvador Ripoli, no bairro Santa Luzia, existe uma fábrica e percebeu a presença da espuma. Prefeitura continua investigando possíveis causas.
Segundo o munícipe, o riacho está localizado bem na saída da fábrica e notou que a espuma era semelhante ao caso anterior.
Contudo, a Prefeitura relatou que durante a primeira avaliação, é que as espumas aparecem devido às fortes chuvas que ocorreram na região e são provenientes de detergentes, advindos das residência, ou outros produtos derivado de petróleo e shampoo, que aparecem quando a velocidade das águas aumentam.
Além disso, afirmaram que estão investigando possíveis empresas na região que podem estar despejando produtos e dejetos no rio de forma irregular.
Leia a nota
“Nós tomamos conhecimento deste problema no último mês e a primeira avaliação que nós fizemos, e que se entende, é que essas espumas são provenientes de detergentes que estão depositados no leito do rio, advindo das residências, do consumo alto de detergente, do produto derivado de petróleo, de shampoo, entre outros materiais.
Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente percorreram o Ribeirão Grande para ver se encontravam algum despejo de algum efluente, de alguma galeria, de alguma empresa que estivesse despejando algum produto químico, e sobretudo, produto químico de detergentes. Nesta ação já foi identificado possíveis locais que despejam dejetos no rio de forma irregular.
A observação leva a crer que as espumas foram resultado de resíduos que já estavam no leito do rio, depositado no fundo. Para confirmar esta informação, e para a avaliação de possíveis medidas, a Secretaria de Meio Ambiente percorreu e mapeou o rio em quatro pontos. Técnicos fizeram a coleta de água e as amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz que fará a análise de qualidade da água e qual tipo de contaminante químico presente que possa ter levado à formação da espuma.
Importante ressaltar que a Prefeitura tem, entre suas ações prioritárias, a preservação de recursos naturais e a proteção à fauna e à flora local.”