O aposentado de 52 anos, Vanderlei Bento do Nascimento, mais conhecido como Café, afirmou às autoridades que foi sequestrado logo após sacar seu benefício na agência bancária. Café ficou cerca de 20 dias desaparecido e foi localizado na última terça-feira (28) em São Bernardo do Campo.
De acordo com relato da vítima, assim que saiu da agência bancária ele foi abordado por quatro desconhecidos que anunciaram o assalto. Um deles portava uma arma de fogo e, mediante graves ameaças, obrigaram o aposentado a entrar em um veículo que estava estacionado na Vila do Doce.
Vanderlei informou que foi levado para um local e mantido refém por vários dias. Os criminosos subtraíram seu aparelho celular, o cartão bancário e a quantia de R$ 900 que ele havia sacado anteriormente. Ele relatou que foi liberado há alguns dias na cidade de São Bernardo do Campo e procurou auxílio em albergues da região.
Contuo, a vítima relatou que não tem condições de realizar reconhecimento fotográfico dos envolvidos, uma vez que não conseguiu observar suas características físicas.
O aposentado não sofreu nenhum tipo de ferimento durante os dias em que permaneceu refém dos criminosos. A Polícia Civil continuará investigando o caso.
Questionamos a Prefeitura sobre a segurança na região. Em nota, o Paço afirmou que está intensificando as ações para diminuir as ocorrências na região. “A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires trabalha em ações conjuntas com a Polícia Militar, que é responsável pelas ações ostensivas de combate à criminalidade. O trabalho vem sendo intensificado de forma permanente, para a redução das ocorrências“
Já a Secretaria de Segurança Pública informou em nota que o caso está sendo investigado com o apoio do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. “As equipes realizam diligências para o esclarecimento de todas as circunstâncias dos fatos. A Secretaria da Segurança Pública esclarece que intensificou as ações de enfrentamento a esse tipo de violência. Os roubos diminuíram 11,3% nos dez primeiros meses deste ano em Ribeirão Pires. A queda desse indicador é resultado do esforço das polícias paulistas no combate aos crimes patrimoniais, com destaque para o enfrentamento da cadeia de receptação, principal destino dos produtos furtados e roubados. No período, 255 pessoas foram presas no município, 22,6% a mais que no mesmo período do ano passado. Além disso, 15 armas foram apreendidas e 137 veículos foram recuperados. O policiamento segue reforçado na cidade e em todo Estado, por meio da Operação Impacto” afirmou.