Na última sessão realizada pela Câmara Municipal, os parlamentares aprovaram um projeto de lei que autoriza a Prefeitura a promover reorganização administrativa com intuito de desmembrar a Secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano em duas partes. A iniciativa prevê a criação da Semabea (Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal) para cuidar exclusivamente das questões ambientais do município.
O documento também prevê que os planos urbanísticos da cidade sejam responsabilidade da assessoria técnica de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Posturas, departamento vinculado ao gabinete do prefeito Guto Volpi (PL), que contará com ajuda de um assessor específico na coordenação das atividades.
O novo setor cuidará das metas fixadas pela administração municipal e elaborar propostas para execução do orçamento, bem como identificar pontos frágeis associados à qualidade de vida da população, realizar estudos para desenvolver projetos urbanos e entre outros. De acordo com o documento, o objetivo da mudança é focar na melhoria dos serviços oferecidos pelas secretarias e evitar sobrecarga em apenas um departamento. O projeto também ressaltou que não será criada uma nova secretaria, mas sim um assessoria.
Questionamos a Prefeitura sobre o Projeto, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.