DPCI realiza Operação na Estância para combater grupos nazistas

Publicidade

A Polícia Civil deglagrou a terceira fase da Operação Accelerare, por meio da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI). Sete pessoas foram presas e um adolescente detido pelos crimes de apologia ao nazismo e associação criminosa. Ribeirão Pires foi uma das cidades alvo das investigações.

Cerca de 100 policiais participaram da ação. Eles apreenderam materiais e simbologias de apologia ao nazismo, fardamento inspirado na SS (exército nazista), armas brancas, simulacros de arma de fogo e literatura com conteúdo fascista e nazista.

As investigações iniciaram em maio deste ano, após uma denûncia anônima sobre a existência de diversos grupos neonazistas no Rio Grande do Sul. Nas duas primeiras fases da Operação, os agentes já haviam prendido suspeitos e apreendido equipamentos eletrônicos. A partir da análise de dados, a DPCI representou pela prisão preventiva de nove investigados, bem como mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Curitiba (PR), São Paulo (SP), Araçoiaba da Serra (SP), Ribeirão Pires (SP) e Fortaleza (CE).

As investigações contaram com o apoio de peritos criminais do Instituto-Geral de Perícias (IGP).