Inaugurada em 30 de outubro de 1967, sob o nome APAE – criada, a princípio, como uma escola para as crianças com deficiência, a APRAESPI comemora seu aniversário de 56 anos com forte atuação na cidade.
Além da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Valentino Redivo, a Apraespi mantém o Centro Ocupacional e Profissionalizante Adélia Redivo (Copar) O Copar é a primeira Escola autorizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no Brasil a oferecer educação profissional básica e, desde 1983, já formou e encaminhou ao mercado de trabalho mais de 1500 jovens com deficiência.
A APRAESPI atende nas suas Escolas, 751 alunos, sendo 351 autistas, o que a torna a maior Escola Filantrópica para autismo do Estado de São Paulo.
Com o passar das décadas, a APRAESPI ampliou sua abrangência, atuando, além do campo educacional, nas áreas da saúde e da assistência social. Assim mantem o Centro Especializado em Reabilitação, credenciado e financiado pelo Ministério da Saúde para atender pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
Em 2022 foi inaugurada a Oficina Ortopédica, a qual foi habilitada no SUS em 2023. A unidade oferece órteses, próteses e meios de locomoção adaptados através de convênios com o SUS, para toda Região do ABC Paulista. Também trouxe inovações tecnológicas, como próteses e órteses em impressora 3D.
“Meu grande orgulho é a APRAESPI. Acredito que para merecer a vida, precisamos deixar um legado no mundo. Mudar para melhor as coisas ao nosso redor. Sou feliz e realizada por ter dedicado minha vida em prol dessa Instituição maravilhosa”, comenta, orgulhosa, a superintendente Lair Moura, com 53 anos de atuação pela APRAESPI.
“Vamos seguir lutando para que o direito das Pessoas com deficiência seja assegurado como dever do Estado.” diz Jeferson da Fonseca, Presidente da APRAESPI.