Governo anuncia que não realizará reajuste de pedágio, trem e metrô

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou que não haverá reajuste dos pedágios e nem aumento no valor das passagens dos trens, metrôs e ônibus intermunicipais.

De acordo com o governador, a decisão ocorreu devido a crise econômica. “Diante da alta desenfreada dos preços, principalmente dos combustíveis, é impensável onerar o bolso dos paulistas”, disse Rodrigo com relação aos pedágios.

Segundo a Secretaria de Logística e Transportes, os contratos previam atualização de 10,72% (pelo IGPM) a 11,73% (pelo IPCA), dependendo do contrato. O aumento estava programado a partir de hoje, 1º de julho. Nesse sentido, o reajuste compensaria as perdas ocorridas entre junho de 2021 e maio de 2022. No entanto, o governador alegou que irá dialogar com as empresas.

Do mesmo modo, com relação as tarifas de trem e metrô, que possuem valor fixo de R$ 4,40 desde 2020, bem como dos ônibus intermunicipais (que tem variação de preço conforme a linha), Garcia alega que não vai realizar o reajuste, como forma de apoiar a população na retomada econômica.