Alessandro Dias, o vereador que ainda não sabe para o que veio

Alessandro Dias ainda não descobriu o que é ser um vereador (Foto: Divulgação)

Hoje começamos a série de reportagens sobre os vereadores da cidade. Ao todo serão 17 reportagens mostrando o trabalho dos parlamentares municipais. Nos textos, nossos jornalistas também darão a opinião sobre o trabalho de cada legislador. Toda terça e quinta, sairá uma matéria nova.

O primeiro parlamentar da série, é o vereador Alessando Dias (Podemos). Particularmente, o parlamentar aparenta ser uma boa pessoa. Não se envolve em polêmica e aparentemente tem boa educação com os munícipes. Você deve estar pensando que é o mínimo né? Mas vindo da câmara de Ribeirão Pires, com a quantidade de vereadores envolvidos em polêmicas e barracos, acredite, pode ser um ponto positivo.

Alessandro, no entanto, ainda não mostrou para o que veio. Em resposta à nossa equipe, que questionou quais seriam os principais trabalhos do vereador, ele enviou quatro projetos de lei bem fracos, e pelo menos um deles já existe lei igual, antes mesmo do vereador ter sido eleito. O que mostra um completo desconhecimento pelo parlamentar da própria cidade e da legislação. Uma simples pesquisa pelo próprio vereador ou pela sua assessoria, poderia ajudar o gabinete dele com essa demanda, mas nem isso fizeram.

O projeto em questão é o Projeto de Lei N.º 0064/2021, que “Dispõe sobre a divulgação dos dados dos Conselhos Municipais na página oficial da Prefeitura e Câmara Municipal na internet, e dá outras providências”. Uma lei como esta já está em vigor. Foi aprovada em 2018 pela Câmara Municipal, de autoria do então vereador Amigão D’orto, e sancionada em 2019. A lei é a 6.318/2019.

Um outro projeto de lei curioso é o 58/2021, que “Dispõe sobre a disponibilização do diploma impresso em Braille para alunos com deficiência visual, pelas instituições públicas e privadas do Município de Ribeirão Pires, e dá outras providências”. Uma ótima iniciativa do vereador para pessoas que necessitem do Braile. No entanto, é necessário fiscalizar a aplicação da lei. Desde o ano 2000, por exemplo, existe uma lei no município que obriga a todos os restaurantes e lanchonetes a fornecerem cardápios em braile. No entanto nenhum estabelecimento cumpre a lei, e também nunca vi nenhum vereador cobrando o cumprimento.

Além disso, nas sessões, Dias não se envolve nos assuntos, não opina, não debate, não fala, praticamente não se nota a existência dele. Como dizia minha falecida avó, “De gente com boas intenções, o inferno está cheio”. Falta agora, que Alessandro tome a dianteira do próprio mandato e comece a agir de verdade.

O próximo vereador do quadro é Alex Aparecido, o Sapão, na quinta-feira (23).

Calendário de publicações:

Alessandro Dias
Alex Aparecido (Sapão)
28/09 – Amanda Nabeshima
30/09 – Anderson Benevides
05/10 – Archeson Teixeira (Rato)
07/10 – Diogo Manera
12/10 – Edmar Oldani (aerocar)
14/10 – José Nelson da Paixão
19/10 – Koiti Takaki
21/10 – Lau Almeida
26/10 – Leandro Tetinha
28/10 – Luiz Gustavo Volpi (Guto Volpi)
02/11 – Marcia Coletiva de Mulheres
04/11 – Professor Paulo Cesar
09/11 – Sandro Campos
11/11 – Sargento Alan
16/11 – Valdir Nunes