Número de roubos no município teve maior aumento em julho

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, Ribeirão Pires terminou o mês de julho com o maior número de roubos em geral, até o momento, registrados em 2021.

Segundo os números, ao todo foram registrados 29 boletins de ocorrência desta natureza. Nove a mais que no mês de junho, o que equivale a um aumento de 45%. Com a soma obtida em julho, o município ultrapassa o mês de janeiro que, até então, tinha o maior número de roubos registrados neste ano (28 casos).  

Em contrapartida, março continua sendo o mês com menor ocorrências. O aumento no número de registros de boletim de ocorrência relacionados a roubos em geral ainda é percebida quando analisada com o mesmo período do ano de 2020, correspondendo a 52,6%.

Um outro número que chama atenção é o de lesão corporal dolosa. Quando comparado a julho do ano passado, o total de casos duplicou, subindo de 16 para 32 casos, equivalente à 100%. Entre os meses de junho e julho, houve um crescimento de 28% nas ocorrências de lesão corporal dolosa, sendo que entre março e abril, a Estância havia reduzido em 58, 62% o número de casos registrados oficialmente na Delegacia. Contudo, de abril para maio, houve um salto de 108,3%, de 12 para 25 ocorrências. Em junho, o número se manteve em 25 casos.

Segundo as estatísticas mensais da SSP, tanto furtos em geral quanto o de veículos apresentaram redução em julho. Os números indicam uma subtração de automóveis, com diferença de apenas um caso a menos do que o registrado em junho de 2021. No entanto, a análise entre os anos revela uma crescente de 83,3%

A cidade também apresentou casos de estupro após ficar dois meses sem registros deste tipo de ocorrência. No total, foram comunicadas dois crimes com vítimas em situação de vulnerabilidade. Ao longo do mês de julho, Ribeirão Pires ainda obteve um homicídio doloso, quando há intenção de matar, e 10 casos de lesão corporal culposa por acidente de trânsito.   

Produção Policial 

Ao longo de julho, a Polícia Civil de Ribeirão Pires instaurou 70 inquéritos e lavrou 15 flagrantes. 20 pessoas foram presas em flagrante e outras 14 por mandado de prisão. Durante o período, quatro veículos foram recuperados e duas ocorrências envolvendo entorpecentes foram atendidas pela equipe do 1º Distrito Policial, sendo uma por porte de drogas e uma por tráfico.