Nesta quarta-feira (31), comerciantes realizaram uma manifestação em Ribeirão Pires, contra as restrições do lockdown e pedindo reabertura dos seus estabelecimentos.
As manifestações iniciaram por volta das 15h05, ao lado do Prefeitura dando a volta pelo centro da cidade. Em torno de 15 a 20 veículos estavam participando. Segundo os manifestantes, o comércio na região é complicado, e a reivindicação deseja garantir a abertura dos locais de trabalho – fonte de sustento.
O organizador do ato Gilberto Ferreira de 57 anos, disse que tem comércio na cidade há 40 anos. Além disso, o homem alegou que nunca viu uma situação como essa. “Estamos passando todas as dificuldades, não conseguimos trabalhar nem temos o básico, de levar comida para casa ou pagar conta, o que é simples.”
Geraldo, também afirmou que chegou a conversar com a gestão municipal, mas, não teve retorno. “Tive uma conversa direta com o prefeito, mas de maneira ríspida e sem sucesso. Por isso, acabei deixando para lá.”
Contudo, a prefeitura afirmou em nota que se solidariza com a pauta e ofereceu o apoio necessário através da Secretaria de Trânsito. No entanto, não tem autonomia para modificar as medidas impostas pelo Estado.
Confira a nota completa do Paço:
“A Prefeitura de Ribeirão Pires informa que tomou conhecimento da manifestação organizada por comerciantes da cidade e, entendendo a relevância da pauta, ofereceu todo apoio possível para o ato por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito.
A Prefeitura manifesta toda solidariedade aos comerciantes e esclarece que não tem autonomia para flexibilizar o Decreto Estadual que restringe o funcionamento das atividades comerciais, sendo obrigada a seguir a orientação do Plano São Paulo do Governo do Estado.”