A Guarda Civil de Ribeirão Pires registrou um balanço alarmante com relação ao número de casos de Covid: cerca de 45% do efetivo já se infectou com o Coronavírus. Nesse sentido, mostra o risco para os profissionais que estão na linha de frente combatendo as aglomerações e festas clandestinas.
Atualmente, três profissionais que atuavam na linha de frente, estão afastados por conta da doença. O Secretário de Segurança Pública, Coronel Carmo Junior, afirmou que todos os profissionais atuam seguindo os protocolos de segurança e ainda assim o risco é alto por conta da exposição.
Para dar apoio à fiscalização na Fase Vermelha e Emergencial do Plano São Paulo, a Prefeitura providenciou cerca de 2.500 horas extras para os guardas que estão na linha de frente. Além das rondas de rotina durante da pandemia, a GCM toma conta de 236 patrimônios públicos, como creches, unidades básicas de saúde, prédios públicos, etc. O efetivo atual é de 79 guardas.
Conscientização – no início deste mês, a GCM distribuiu três mil máscaras a fim de conscientizar a população sobre os riscos da Covid. A ação aconteceu na região central onde estão localizados o Terminal Rodoviário e a Estação da CPTM. “Estamos às ordens para auxiliar o município nas ações de conscientização da população”, destacou o comandante Sandro.


