Nesta quarta-feira (17), o governador do estado de São Paulo João Dória (PSDB), anunciou diversos benefícios para os comerciantes da região.
De acordo com o político, o estado vai abrir uma linha de crédito de R$ 100 milhões para os setores econômicos mais afetados pela pandemia, além de zerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a para o leite e reduzir o da carne. As medidas entram em vigor a partir de 1° de abril.
A redução da carne, atinge os pequenos estabelecimentos. Como por exemplo, açougues e quitandas enquadrados no Simples Nacional – com redução de 13,3% para 7% do ICMS, tanto na compra, quanto na venda. Os índices voltam para o mesmo valor que estavam no início do ano, depois do aumento realizado pelo próprio estado. Por sua vez, o imposto do leite será zerado.
Além disso, um total de R$ 100 milhões de crédito para pagamento com juros reduzido, foi disponibilizado. Os proprietários de bares e restaurantes têm metade do valor disponível através do Desenvolve SP, instituição financeira do governo estadual.
Do mesmo modo, o restante da quantia fica para os donos de academias, salões de beleza e barbearias e outros comércios, por meio do ‘Banco do Povo’. Os beneficiados terão juros baixos e carência estendida.
Por fim, o governo anunciou que a prorrogação da suspensão do corte do fornecimento de água e gás ao setores de comércio e serviços para 30 de abril. Ainda, os estabelecimentos que não pagarem, poderão negociar a dívida em 12 vezes e não terão o nome negativado.