Na tarde desta quinta-feira (11), o governador João Dória (PSDB) anunciou que Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, bem como, todo o estado de São Paulo, entram em fase emergencial. As novas regras começam a valer a partir da próxima segunda-feira (15).
De acordo com o político, esta nova fase que vai durar 15 dias, permite que as igrejas atendam apenas individualmente e proíbe as celebrações. Ainda nesse sentido, lojas de mateiras de construção que poderiam abrir na fase vermelha, agora também devem permanecer fechadas.
Comércios como supermercados; padarias; postos de gasolina e açougues por exemplo, não podem mais funcionar em tempo integral. Dessa forma, estes serviços ficam abertos no máximo até 20h. Do mesmo modo, a restrição que é ainda mais intensa do que a fase vermelha, proíbe o futebol em todo o estado. Ou seja, o campeonato paulista fica suspenso em todas as divisões.
Por sua vez, as escolas estaduais ficam abertas para receber os alunos que precisam de alimentação. As instituições privadas, a abertura fica opcional. O limite de recebimento de estudantes, continua em 35%. Contudo, segundo o anúncio, a medida entra em vigor depois de colapso na rede de saúde, na maioria dos munícipios do estado.