Vereadores aprovam Projeto que prevê serviços de Educação Física como atividade essencial

A Câmara de Ribeirão Pires aprovou nesta quinta-feira (11), o Projeto de Lei n° 003/2021, que institui como atividade essencial o funcionamento de estabelecimentos de educação física como forma de prevenção contra doenças físicas e mentais. A PL é de autoria dos vereadores Prof. Paulo César (PL) e presidente da Câmara, Guto Volpi (PL).

O Projeto de Lei tem como objetivo autorizar estabelecimentos de educação física de forma integral, como prática essencial. A alegação do vereador PC foi de salientar a importância e necessidade da prática de exercícios físicos como forma de ajuda ao combate do coronavírus. “Para nossa melhor qualidade de vida, seria importante. Adotadas as medidas sanitárias e respeitando o distanciamento social”, argumenta.

O presidente Guto Volpi também discursou a respeito do projeto. “Sabemos da importância e do impacto na saúde pública das atividades físicas. O momento da pandemia deu a devida relevância à atividade física, com impacto na saúde pública.”

A vereadora Márcia da Coletiva de Mulheres (PT) questionou o projeto de lei, não o aprovando. Márcia alegou que a prática concorda com a pregada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. “Nós da Coletiva entendemos que o Brasil vive uma luta incessante contra o coronavírus. Nós estamos em meio a um crescimento vertiginoso de casos. Mostra que o discurso bolsonarista venceu. Ribeirão Pires precisa ampliar o programa de vacinação antes de qualquer medida de flexibilização. Não podemos admitir que nenhuma exceção seja criada. Diante disso, o nosso voto é contrário”, afirma a vereadora em sua justifica.

Todos os outros 16 vereadores votaram favoráveis à aprovação.