Nesta sexta-feira (30), o governador João Doria realizou uma atualização do Plano SP e anunciou que Ribeirão Pires e o Grande ABC voltam para a Fase Amarela.
Nesta nova atualização, está permitido o funcionamento do comércio e restaurantes por 12h, até às 22h. Além disso, outra flexibilização é a de bares que podem operar no mesmo esquema de restaurantes, desde que sirvam comida, até às 20h. Entretanto, o limite de ocupação para os estabelecidos é de 40%.
As medidas foram alteradas após a melhora nos índices de contaminação e internação por covid-19 na região metropolitana de São Paulo. A ocupação de leitos para casos de coronavírus em Ribeirão Pires era de 58% nesta quinta-feira (4).
Em janeiro, com a piora nos casos de covid-19, o estado entrou na Fase Vermelha aos finais de semana, feriados e após às 20h. A medida havia sido anunciada por Doria depois que houve um expressivo aumento da doença, deixando Mauá com 100% dos leitos ocupados.
Suspensão do decreto
O governo suspendeu nesta quarta-feira (3), o decreto que colocava Ribeirão Pires e toda a Grande SP na Fase Vermelha durante os finais de semana, feriados e depois das 20h em dias úteis. Desse modo, a medida determinava que somente serviços essenciais poderiam funcionar após as 20h da noite em dias úteis.