Imagem foi publicada no Instagram da vereadora (Foto: Reprodição/Instagram)

Ribeirão Pires e o Estado de São Paulo passam por um momento extremamente sensível com o rápido aumento de casos das infecções pela Covid-19. Mas, neste momento em que precisaríamos exatamente de bons exemplos dos governantes, o mau exemplo vem exatamente de quem deveria fazer o contrário.

É o caso da vereadora de Ribeirão Pires, Amanda Nabeshima (PTB), que publicou fotografias no último sábado (23) aglomerada com outras pessoas em uma praia do Guarujá. Nenhuma delas utilizava máscara.

Nabeshima publicou a foto apenas um dia após o anúncio de endurecimento nas restrições feito pelo Governo do Estado por conta do caos na saúde em um momento que os casos de infecções e mortes pelo novo coronavírus não param de subir.

Somente Ribeirão Pires, já morreram 123 pessoas em decorrência da doença. Outras 4500 pessoas se infectaram com o vírus. Destas, pelo menos 1800 ainda estão infectadas neste momento. Atualmente a cidade está ocupando cerca de 50% dos leitos em hospital. Em apenas um mês Ribeirão Pires teve cerca de duas mil novas confirmações de pessoas infectadas pelo vírus.

Apenas nesta semana, 107 pessoas morreram na região do ABC, uma média diária de 21 mortes, totalizando de 3.853 vítimas fatais desde o início da pandemia. Somente nesta semana 2.530 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19, aproximadamente 506 a cada dia. São 109.159 indivíduos infectados no Grande ABC.

Nas três primeiras semanas deste ano, em todo o estado, o aumento de casos foi de 42% ante o mesmo período de dezembro passado. Morreram 39% mais pessoas de covid-19 também neste intervalo. Foram 62 mil novos diagnósticos e 1.100 óbitos. Ao todo, São Paulo registrou desde o começo da pandemia no estado, em fevereiro de 2020, 1,66 milhão de casos e 50,6 mil mortes.

Especialistas afirmam que este não é o momento de viajar e nem se aglomerar com outras pessoas, Já que vivemos um momento de rápido aumento no número de infecções e mortes causadas pela covid-19.