blank

Nesta segunda-feira (30), o governador João Doria anunciou que todo o Estado, incluindo o Grande ABC e Ribeirão Pires, voltam à fase amarela do Plano SP.

A medida foi anunciada após o expressivo aumento no número de novos casos, internações e óbitos por causa do coronavírus em todas as regiões de São Paulo. “Com o aumento da pandemia, o governo decidiu que 100% do Estado vai retornar para a fase amarela do Plano SP. A fase amarela não fecha atividades econômicas, mas fica mais restritiva nas medidas para evitar aglomerações e o aumento do contágio da covid-19”, disse Doria.

Com a medida anunciada, seis regiões que estavam na fase verde regridem e devem voltar a reduzir o funcionamento de comércios e serviços.

Além disso, a divulgação dos dados no Plano SP passa a ser feita semanalmente e não mais a cada 28 dias. No entanto, a próxima atualização está agendada para o dia 4 de janeiro.

O que muda

Ocupação máxima de shopping centers, galerias, comércio e serviços passa de 60 para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa de 12 para 10 horas por dia; Academias e centros de ginástica terão capacidade de ocupação limitada para 30% e com horário reduzido; Restaurantes ou bares devem funcionar somente ao ar livre ou em áreas arejadas, a ocupação máxima passará de 60 para 40%; Eventos, convenções e atividades culturais com público em pé estão proibidos.