blank

O DiárioRP recebeu nesta sexta-feira (27), uma denúncia de que há pacientes com covid-19 juntos das demais pessoas na UPA de Ribeirão Pires. Segundo a denunciante, a Unidade de Pronto Atendimento está lotada mas faltam profissionais para atender aos pacientes.

A mulher, que não quis se identificar, disse para nossa equipe que chegou por volta das 8h da manhã no local e que com a quantidade de pacientes, viu muita aglomeração na unidade. Apesar de ter testado negativo para a doença, ela relatou que viu pessoas testarem positivo para o coronavírus, entretanto não foram separadas pelos funcionários de saúde.

A fonte disse que reclamou diversas vezes para responsáveis no local, mas nada foi feito. Além disso, ela mencionou que tentou ligar na ouvidoria para abrir reclamação mas o número está indisponível.

Questionada sobre os problemas relatados em nossa reportagem, a Prefeitura de Ribeirão Pires disse que existem protocolos para a triagem, atendimento e encaminhamento dos casos suspeitos ou confirmados de coronavírus na UPA Santa Luzia.

“A informação relatada pela paciente será verificada junto à equipe. O protocolo estabelece medidas de distanciamento social, higiene, entre outros pontos, para o controle da disseminação do coronavírus dentro da UPA. De todo o modo, a Secretaria de Saúde municipal irá verificar se algum dos protocolos de atendimento deixou de ser seguido e reforçará as diretrizes estabelecidas.”, afirma a Secretaria de Comunicação em nota oficial.