blank

As sessões na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Pires têm sido curtas e com poucas pautas relevantes nas últimas semanas. Por causadas eleições municipais, muitos candidatos têm dividido seu tempo no legislativo e em campanhas eleitorais, o que vem gerando debates rasos e poucas propostas à cidade.

Nesta quinta-feira (15) a Ordem do Dia teve somente dois itens, entre eles a discussão do projeto de Lei 024/2020, que autoriza a suspensão do recolhimento da contribuição patronal previdenciária. Apesar de ser um projeto polêmico – que já foi adiado por várias sessões – o vereador Edson Savietto o Banha, popôs o adiamento por mais uma sessão, sendo aprovada pela Casa. O outro PL do dia, que foi aprovado, institui um programa de lazer aos domingos na rua Salvador Ripoli, no Barro Branco.

Continua Após a Publicidade

A sessão, que começou com 28 minutos de atraso e que durou aproximadamente 26 minutos, debateu muito pouco além da “pobre” agenda da Câmara. No fim da conferência, os vereadores falaram sobre o dia 15 de outubro (Dia dos Professores) e parabenizaram os profissionais da educação pela data.

Esta não é a primeira semana em que as sessões têm pautas fracas e pouco discutidas. Na quinta passada (8), com mais de uma hora de atraso, o evento foi marcado com o adiamento de projetos polêmicos. O principal deles é a PL 042/2020, que reduz os subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários do município para a legislatura de 2021 a 2024. O adiamento foi aprovado por três sessões.

Um fator determinante para as fracas sessões deve-se ao fato de que os vereadores estão realizando campanha eleitoral em busca de reeleição. Com a agenda cheia de eventos e visitas pela cidade, os encontros semanais estão ficando em segundo plano.

Embora não seja obrigatório abandonar a cadeira na Câmara, alguns políticos preferem trabalhar integralmente em sua candidatura. Como é o caso do ex-vereador de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), que deixou o cargo para se dedicar como candidato ao Paço do município.