TSE anuncia parceria para agir contra ‘Fake News’ nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou na na quinta-feira (1) a parceria com sete agências de checagem que irão agir na identificação de notícias falsas. A ação faz parte de uma série de iniciativas destinadas a combater a desinformação e fake news durante as eleições municipais de 2020.

Na parceria, as agências e integrantes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalharão em contato permanente para monitorar notícias falsas ligadas às eleições e “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”.

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o 2° turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia.

As agências parceiras da iniciativa são: AFP (Agência France Presse), Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

O TSE também realizará parceria com o Google. O maior buscador de sites do mundo se comprometeu a disponibilizar de maneira fácil em suas plataformas conteúdos confiáveis e informações oficiais sobre as eleições.

Pela primeira vez nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda eleitoral. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática.