blank

A Prefeitura de Ribeirão Pires implantou mais um serviço para reforçar ações de monitoramento e prevenção ao coronavírus. A partir de quarta-feira (23), a rede municipal contará com atendimento voltado aos moradores que foram internados por covid-19, em unidades do município ou de outras cidades – públicas ou privadas.

Entre 14 e 21 dias após a alta hospitalar, o internado em emergência ou com quadro de internação grave por coronavírus fará sua primeira consulta no Ambulatório de Atendimento a Pacientes Pós-Covid, situado no Serviço de Atenção Especializado, região central da cidade. No local, além do atendimento médico, será realizada a solicitação de coletas de exames laboratoriais e de imagens. Se necessário, de acordo com a avaliação médica, o paciente terá encaminhamento para atendimento psicológico e fisioterapêutico.

Continua Após a Publicidade

Cada paciente será avaliado individualmente, priorizando as consequências e sequelas do acometimento por Covid-19. O período de acompanhamento será estabelecido após análise médica, de acordo com o perfil do paciente, podendo chegar a até três meses.

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a implantação do novo Ambulatório se dá considerando que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) segue sob estudos e investigações, para a compreensão e melhor controle de possíveis consequências e danos pós-recuperação que a infecção pode causar, como fraqueza muscular, respiratória, cardíaca, renal, vascular, fadiga, alterações de sensibilidade, e outros.