blank

Desde o início da semana, agentes do Procon-SP vêm efetuando fiscalização intensa em supermercados do estado de São Paulo, incluindo empresas do ramo alimentício de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A ação faz parte da Operação Preço nas Alturas, que teve início na segunda-feira (14) e tem como objetivo monitorar e combater o abuso de preços de produtos de cesta básica, especialmente do arroz, em supermercados de todo o Estado.

Continua Após a Publicidade

O órgão de proteção ao consumidor vem realizando fiscalizações desde o início da pandemia. Já foram supervisionadas 26 empresas de alimentos, entre supermercados, atacadistas, empórios e hortifrutis. De 18 de março a 17 de setembro, foram verificados 15 estabelecimentos em Ribeirão Pires e 11 em Rio Grande da Serra.

Até o momento, 8 destes estabelecimentos já foram multados pelo Procon-SP por práticas contrárias ao Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia: quatro em Ribeirão Pires, e quatro em Rio Grande da Serra.

Os consumidores que flagrarem preços abusivos ou se sentirem lesados podem denunciar pelos canais de atendimento do Procon-SP via internet (www.procon.sp.gov.br) ou no aplicativo oficial, disponível nas lojas virtuais.