Criminalidade cai nas setes cidades do ABC

Indicadores divulgados pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado de São Paulo apontam que a criminalidade está caindo na região do Grande ABC.

O mês de julho registrou queda de todos os índices criminais na região, com destaque para o número de homicídio culposo (quando há intenção de matar), cuja incidência caiu de 17 para oito casos, uma queda de quase 53%. A causa da redução pode ser devido ao reflexo do isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus.

O coronel Renato Nery Machado, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6, responsável pela região, afirmou que a tendência é de queda mesmo após a retomada econômica. “A queda foge da questão simplesmente do isolamento. Já vínhamos com tendência de queda (da criminalidade) neste ano, mas se acentuou em razão da pandemia e da atuação policial”, disse.

O roubo e furto, caíram cerca de 30% e 35%, respectivamente, em comparação a julho de 2019. Já a quantidade de roubo de veículos reduziu aproximadamente 50% e a de furto de veículos caiu por volta de 41%. As ocorrências tiveram queda nas sete cidades metropolitanas.