Vereadores adiam votação sobre redução de salários

Em sessão ordinária realizada pela Câmara nesta quinta-feira (20), foi adiada a votação sobre a redução de salários dos vereadores, prefeito e secretários de Ribeirão Pires. O pedido de adiamento foi feito pelo vereador José Nelson de Barros (MDB) e acatado pelos parlamentares de forma unanime. A votação foi prorrogada por duas sessões.

A emenda foi protocolada por Amigão D’orto (PSB) nesta quarta-feira (19), e propõe a redução dos salários dos agentes políticos do município em 20%. Caso seja aprovado, o projeto passa a valer a partir de janeiro de 2021.

A discussão sobre remuneração veio à tona, quando o Presidente da Casa, Archeson Teixeira (PTB), soltou um questionamento aos vereadores sobre a possibilidade de aumento dos próprios salários e do salário do Prefeito municipal. Devido a repercussão negativa, o presidente voltou atrás e afirmou que era contra o aumento, decidindo congelar os salários.

Atualmente, o salário de vereador na cidade tem remuneração de R$ 10.021,17. Com a emenda, o valor cairia para R$ 8.016,93. O custo mensal dos 17 parlamentares soma mais de 170 mil reais por mês. Com o ajuste, a cidade economizaria cerca de 408 mil reais por ano apenas com os parlamentares.