Estado alcança menor ocupação de leitos desde início da pandemia

O Governo do Estado de São Paulo apresentou nesta última sexta-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, as mais recentes informações sobre o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no estado. As medidas de retomada da economia também foram anunciadas.

Entre as boas notícias divulgadas pelos membros do Governo, uma delas é a realização de 3 milhões de testes de Covid-19, alcançando a média diária de 40 mil testes em todo o território paulista.

O vice-governador Rodrigo Garcia informou que não houve nenhuma regressão das regiões do estado em fase do Plano SP.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, todas as regiões paulistas exibem uma ocupação de leitos nos hospitais com índices abaixo dos 80%. “Nós não tivemos, na avaliação de hoje, nenhuma regressão no Plano São Paulo”, declarou Garcia, que também apontou quedas gerais nas taxas de ocupação hospitalar no estado. “Esses resultados mantêm a estabilização conquistada em cada uma das regiões. Hoje, 84 % da população de São Paulo está em áreas localizadas na fase amarela”, acrescentou.

Esta já é a quarta semana seguida de queda nas taxas de internações pelo coronavírus.

DIMINUIÇÃO DA LETALIDADE

Outra boa notícia anunciada pela equipe do Governo do Estado é que a letalidade atingiu 3.9%, melhor índice da série histórica.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, anunciou ainda evolução nos índices de ocupação de leitos de UTI em região que está na fase vermelha do Plano SP. Franca registra 78% agora, pela primeira vez abaixo dos 80% desde que veio para a fase vermelha, fruto do aumento de número de leitos na região.

“Esta evolução vai se dar de forma mais intensa ao longo da próxima semana, com os novos leitos na Santa Casa de Franca. Amanhã chegam mais 12 respiradores à Santa Casa de Franca, além de novos leitos em Ipoã, São Joaquim da Barra, Ituverava e Igarapava”, informou.

No Vale do Ribeira também houve significativo aumento na capacidade hospitalar e queda na ocupação de leitos de UTI. Dessa forma, as regiões que estão em laranja também tiveram evolução, como Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Grande São Paulo Norte e Grande São Paulo Oeste, com destaque para 20 novos leitos que entram agora na conta de São José do Rio Preto.

“Quero registrar”, concluiu o secretário Vinholi, “uma melhora consolidada na capital, na Grande São Paulo e também no interior de forma mais intensa em algumas regiões, mas que ocorre em praticamente todas nesse momento.

Em isolamento residencial, após testagem positiva para coronavírus, o Governador João Dória fez uma pequena participação por teleconferência na entrevista coletiva.