Um dos irmãos do vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Eid Roncon (PTB), consta na lista de beneficiários do auxílio emergencial do governo federal.
O auxílio emergencial foi um benefício criado pelo governo federal para Micro Empreendedores Individuais, trabalhadores informais, autônomos e desempregados atingidos financeiramente pela pandemia causada pelo novo coronavírus.
O auxílio fornece cinco parcelas de R$600 para os beneficiários. No entanto, várias denúncias de fraude vieram á tona desde o início do programa. Em Ribeirão Pires, por exemplo, a Controladoria Geral da União (CGU) denunciou que 233 servidores da Prefeitura Municipal estariam recebendo o benefício de forma irregular.
Hoje, matéria publicada pelo jornal Diário do Grande ABC trouxe a denúncia de que um dos irmãos do vice-prefeito e a esposa de um vereador de Rio Grande da Serra, Silvio Menezes (PDT), receberam, também de forma irregular, o benefício. A esposa não poderia receber, já que é mulher de um vereador e o irmão de Roncon por conta da elevada situação financeira da família. O jornal, no entanto, não esclarece se foi um erro no sistema ou se ambos realizaram o pedido de forma fraudulenta.
Procurada pela nossa equipe o irmão de Roncon informou que vai devolver o valor recebido (R$1.200,00) para o Governo federal. No entanto, não conseguimos contato com o vereador de Rio Grande da Serra, nem com sua esposa.