Apoiadores de Kiko divulgam pesquisa eleitoral ilegal e fraudulenta

Apoiadores de Kiko Teixeira (PSDB), atual prefeito da cidade, têm divulgado um suposto resultado de uma pesquisa eleitoral que, de acordo com próprios assessores de Teixeira ouvidos pelo DiárioRP, é falsa, além de não ter nenhum registro Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que é ilegal.

De acordo com a pesquisa falsa, o atual prefeito estaria em primeiro lugar, muito na frente dos demais candidatos. A estratégia da divulgação é uma tentativa de atrair conformismo às pessoas de que Kiko iria vencer a próxima eleição de qualquer jeito, o que também pode atrair votos. Além disso, também tenta acalmar os ânimos dos apoiadores, que estão “pulando do barco” e tendem a abandonar o grupo político do atual prefeito com medo de sofrer derrota na próxima eleição.

A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime e a divulgação de resultados de pesquisa sem o prévio registro sujeita o candidato, o partido político, ou qualquer outro responsável às multas previstas pelo TSE.

A comprovação de irregularidades nos dados publicados sujeita os responsáveis à obrigatoriedade da veiculação dos dados corretos no mesmo espaço, além de possíveis ações penais.