Ribeirão Pires aguarda diretrizes do Estado para retomar aulas presenciais

Neste momento de pandemia pelo novo coronavírus, um dos segmentos que foi profundamente afetado é o da educação. Alunos, que por conta da quarentena tiveram aulas presenciais suspensas por período indeterminado, precisam achar meios alternativos para manter os estudos em dia.

Para alunos da rede estadual e municipal, as aulas online foram disponibilizadas pelo Governo e pela Prefeitura. Mas, para alguns alunos, o ensino não consegue suprir a necessidade de uma aula presencial. “Está tudo sobrecarregado (em relação às matérias), até os professores sentem isso”, comenta uma aluna do E.E. Professora Maria Pastana Menato, em Ribeirão Pires.

Questionada pelo DiárioRP se há alguma previsão de retorno às aulas presenciais em Ribeirão Pires, a Prefeitura esclareceu que as atividades presenciais nas unidades da rede municipal de ensino serão retomadas de acordo com as diretrizes do Governo do Estado.

Ou seja, a administração municipal irá aguardar as definições estaduais para estabelecer cronogramas e protocolos da retomada das atividades presenciais, cumprindo as determinações das secretarias de Estado da Saúde e da Educação e do Ministério da Saúde.

Este caso também acontece em Mauá, na qual as decisões também ficarão submissas as determinações do Governo do Estado. Porém, o prefeito da cidade Átila Jacomussi (PSB) já declarou, no dia 24 de abril, que as aulas no município poderiam retornar seguindo o esquema de rodízio de alunos, mas nenhuma medida oficial foi tomada até o momento.

Aprendendo em Casa

Os cerca de 7.500 estudantes da rede municipal de Ribeirão Pires estão recebendo conteúdos online, pelo programa “Aprendendo em Casa”, que foi implantado no início de abril deste ano como forma de manter as atividades pedagógicas, durante o período de combate ao novo coronavírus.

Os pais ou responsáveis receberam – pela internet, um link de acesso para questionário que auxiliará no diagnóstico e planejamento da política de atendimento na Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas diferentes regiões da cidade.

“Essa participação nos garante importantes subsídios para os gestores, educadores e para a administração em suas ações de planejamento nesse período de suspensão das atividades presenciais nas escolas. Esse é um momento novo para todos nós e estamos trabalhando de forma permanente para aperfeiçoar o programa”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

O formulário online também avalia o alcance do programa – por meio da interação dos pais, além da entrega de atividades.  A Coordenadoria Pedagógica informa que os conteúdos para os alunos que não têm acesso à Internet estão sendo impressos e retirados pelos pais nas escolas, com agendamento. Os professores que não têm acesso ao computador realizam o planejamento escolar de forma manual e o Coordenador Pedagógico é responsável por encaminhar aos alunos as atividades pedagógicas.