Coronavírus: Ribeirão Pires tem cerca de 25% dos leitos ocupados

Dados do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – do último dia 08 de maio, divulgados nesta segunda-feira (11), mostram que 56,1% dos leitos disponíveis na região para os infectados pelo novo coronavírus estão ocupados. Vale lembrar que, no último mês, o ABC alcançou a taxa de 70% de ocupação, mas com a inauguração dos hospitais de campanha, a pressão sobre o sistema de saúde foi reduzida.

Segundo dados da entidade, Mauá possui a situação mais crítica, com 94,1% de ocupação. Em seguida temos, Diadema, com 79,2%, São Bernardo, com 69,4%, Santo André, com 59,9%, e São Caetano, com 58,4%.

Ribeirão Pires, com 24,4% dos leitos ocupados, é a única que apresenta uma porcentagem de ocupação abaixo da metade, o munícipio contabiliza, até o momento, 88 casos positivos da doença. Já em Rio Grande da Serra – que não possui leitos específicos para tratamento da Covid-19, não há leitos de UTI ocupados.

Sobre o Hospital de Campanha de Ribeirão Pires

Inaugurado no final de abril com 41 leitos – sendo sete destes reservados para casos de emergência, o espaço é mais um dos esforços para conter o avanço do coronavírus no município. O local conta com estrutura semelhante à uma UTI – com Raio X, coleta de exames e auxilio psicológico próprio. Ao todo, o hospital custou cerca de R$ 1,8 milhão.