Coronavírus: em meio à pandemia, Ribeirão Pires busca orientar os munícipes

Em virtude do período de pandemia pelo novo coronavírus – e a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo – o governador João Dória (PSDB) autorizou medidas mais drásticas para quem “furar a quarentena”. Porém, até o momento, a Prefeitura de Ribeirão Pires escolheu uma abordagem mais focada na orientação aos munícipes.

Em resposta ao contato do DiárioRP, a administração municipal afirma que a GCM (Guarda Civil Municipal) da cidade está atuando, em um primeiro momento, apenas com a orientação da população a respeito das precauções e prevenção à Covid-19.

Já em Mauá, segundo levantamento do Mauá Agora junto à Prefeitura, foi iniciada a “Operação Tolerância Zero Integrada”, que terá os serviços dos fiscais e agentes da GCM em parceria com a Polícia Militar. A iniciativa visa impedir a expansão do contágio do Covid-19. Vale ressaltar que o município conta com cerca de 600 casos suspeitos até o momento.

Medidas para o Estado de São Paulo

Foi na coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo, realizada na última quarta-feira (08), que João Dória, quando questionado sobre a questão das aglomerações no período da quarentena, autorizou medidas mais drásticas caso não seja respeitado o decreto. “Primeiramente será dada a orientação, em seguida advertência. Se persistir (as aglomerações), serão aplicadas multas e, se ainda ignoradas, prisão.”