Munícipe produz e doa máscaras de proteção para profissionais da Saúde

Em meio às preocupantes notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo, iniciativas solidárias, aliadas à tecnologia, abrem novos horizontes na luta contra a doença. Em Ribeirão Pires, a rede municipal de Saúde está recebendo doação de máscaras de segurança para as equipes da Prefeitura, equipamentos chamados “Face Shields”, ou escudos para o rosto. 

O engenheiro e pesquisador em tecnologia assistiva, Marcelo Botelho, 33 anos, morador da Vila Suíssa – Ribeirão Pires, está por trás desse gesto solidário, e conta com a ajuda de sua esposa, Simone Trevisan, de moradores e empresários do município para produzir, em seu escritório, os equipamentos de proteção que já estão sendo usados por médicos, equipes de enfermagem, profissionais da Central de Ambulância, entre outros.

“Nesses dias sombrios, precisamos estar unidos, todos num só objetivo”, disse o engenheiro, que explicou que a grande demanda por EPIs – equipamentos de proteção individual – para a saúde motivou iniciativas similares em todo o País e no mundo. “Numa pandemia é quase certo que todos ficarão doentes em algum momento. E quero proporcionar aos profissionais um pouco mais de segurança”, explicou. 

A produção das máscaras, de polímero termoplástico, está sendo feita por cinco impressoras 3D, que trabalham de 14 a 16 horas por dia. O primeiro lote dos equipamentos – 50 unidades – foi entregue à Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires na sexta-feira, dia 27 de março. “Nosso objetivo inicial é fabricar 350 unidades, mas com as doações da população e de empresários, a produção deve dobrar”, projetou Botelho.

“A participação de moradores, seja em uma grandiosa iniciativa, como a de Marcelo Botelho, ou com um gesto simples, como uma contribuição ao Fundo Social ou uma sugestão que contribua com o trabalho que estamos fazendo pela Prefeitura, nos motiva a seguir nessa luta. O combate ao coronavírus exige medidas rigorosas, mas também solidariedade. Com a compreensão e participação de todos, vamos superar essa pandemia, preservando, ao máximo, a vida de nossos moradores”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira.

Depois de confeccionar parte do material na impressora 3D, a esposa de Marcelo faz a montagem das máscaras. Os equipamentos de proteção são higienizados e individualmente embalados, para a entrega aos profissionais da saúde. 

“Nos primeiros dias de isolamento, tive um grande sentimento de impotência, de ver tudo acontecendo e não poder fazer nada. Com a produção, pudemos manter a mente ocupada e esse sentimento foi embora. O engajamento da população foi muito bom. Pessoas me procuraram e formamos um pequeno grupo que conseguiu materiais. A Secretaria de Saúde da cidade providenciou tudo mais que faltou”, ressalta o engenheiro.

Essa é a primeira etapa do projeto de Botelho. Quando finalizar a fabricação das máscaras, o pesquisador deseja iniciar a produção de respiradores de baixo custo. “Projetos já foram feitos e estou aguardando receber desenhos para iniciar a produção e testes. Caso não haja respiradores suficientes, em uma emergência, essa poderá ser uma alternativa”, finalizou. 

Na última quarta-feira (01), Marcelo entregou novas máscaras para a Prefeitura. A entrega foi feita com a presença do prefeito Kiko, do secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, e o secretário de Comunicação, Marcio Marques. 

O Colégio Renil de Mauá também está fazendo a doação de 350 máscaras de proteção para a Prefeitura de Ribeirão Pires.