Coronavírus: Veja como escapar das “fake news”

Durante este tempo de alerta mundial em relação a pandemia do novo coronavírus, é possível observar a divulgação das “infames” notícias falsas, popularmente conhecidas como “fake news”. Especialistas afirmam que o pânico criado por esse tipo de informação pode causar tanto dano quanto o próprio vírus.

O DiárioRP realizou na última segunda-feira (23) uma live com o infectologista Dr. Martín Pérez Jr. O profissional, além de responder questionamentos frequentes, “desmascara” boa parte dos mitos que rondam em torno do Covid-19. (link para o vídeo)

O Doutor afirma que as fontes de informação confiáveis, neste período de pandemia, são o portal oficial do Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde do Estado e veículos de imprensa confiáveis – em que o trabalho seja profissionalmente atestado.

Outra polêmica são os números oficiais de infectados, uma vez que as administrações municipais são contestadas por não revelarem os fatos com exatidão. No entanto, os médicos que tratam da pandemia afirmam que o diagnóstico conclusivo da doença é lento, e dessa forma quaisquer números divulgados tendem a ser imprecisos.