Consórcio ABC confirma suspensão temporária da vacinação contra a gripe

Em reunião no Consórcio Municipal Grande ABC na noite da última segunda-feira (23), os Prefeitos das cidades discutiram sobre o número de doses da vacina contra a gripe que foram disponibilizadas aos municípios. Ao final, foi decidida a suspensão da vacinação até a entrega do segundo e terceiro lote de vacinas, pelos governos federal e estadual.

Por conta da alta demanda, todas as doses já foram aplicadas logo no primeiro dia. Só na Região do ABC há um total de 432 mil idosos, e apenas 107 mil doses foram disponibilizadas. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC encaminhará ofício à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e ao Ministério da Saúde solicitando as doses necessárias para a região.

Em Ribeirão Pires, foram enviados cinco mil doses da vacina, das quais, apenas na última segunda-feira, 4.990 foram aplicadas.

Leia a nota na íntegra:

Em reunião por meio de videoconferência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizada nesta segunda-feira (23/3), às 18h, com os prefeitos Paulo Serra (Santo André), Orlando Morando (São Bernardo do Campo), José Auricchio Júnior (São Caetano do Sul), Lauro Michels (Diadema), Adler Teixeira – Kiko (Ribeirão Pires) e Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra e presidente da entidade regional), foi discutida a insuficiência de entrega de vacinas contra a gripe aos municípios, por parte dos governos federal e estadual, para atendimento da população do Grande ABC.

Na região foram entregues 107 mil doses – 30.000 para Santo André, 30.000 para São Bernardo do Campo, 13.000 para São Caetano do Sul, 12.500 para Diadema, 15.000 para Mauá, 5.000 para Ribeirão Pires e 1.500 para Rio Grande da Serra –, todas já aplicadas no primeiro dia de vacinação; sendo insuficientes para atendimento da população idosa da região, que totaliza 432.000 idosos.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC encaminhará ofício à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e ao Ministério da Saúde solicitando as doses necessárias para a região.

Assim, as prefeituras municipais suspenderão a vacinação, até a entrega do segundo e terceiro lote de vacinas, pelos governos federal e estadual.