Ribeirão Pires terá “drive-thru” de vacinação contra a gripe

Ribeirão Pires terá “drive-thru” para a imunização de moradores idosos (acima 60 anos) e profissionais da saúde do município a partir dessa segunda-feira (23). Essa é mais uma ação de segurança adotada pela Prefeitura contra o coronavírus. O posto “drive-thru” estará localizado em frente à Secretaria de Esportes da cidade, no Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193, região central, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nessa segunda-feira terá início a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza – Gripe comum. Essa será a primeira etapa da Campanha, atendendo determinação do Ministério e do Governo do Estado. Moradores com idade a partir de 60 anos e trabalhadores da Saúde são o público-alvo nessa fase.

No “drive-thru”, os moradores não precisarão descer de seu veículo. Pessoas com baixa mobilidade poderão ser levadas por familiar ou pessoa responsável. Todos os protocolos de segurança contra o COVID-19 serão adotados para a aplicação das doses da vacina. Assim como nos demais pontos, o idoso ou profissional da saúde deverá apresentar carteirinha de vacinação e documento de identidade com foto (RG ou CNH).

Além do “drive-thru”, a vacinação será realizada em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família de Ribeirão (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A única exceção será a UBS Central. Por questões de segurança, dentro das medidas de combate ao coronavírus, as doses da vacina para essa unidade serão aplicadas na Câmara Municipal da cidade.

Em todas as unidades de saúde, separadores de fila serão utilizados para manter distância de segurança entre as pessoas. A entrada na unidade para a aplicação da vacina será controlada – número restrito de pessoas por vez dentro do ponto de vacinação. As orientações de higiene e segurança adotadas pela Prefeitura para o combate ao coronavírus foram intensificadas para a realização da campanha.

O Governo Federal esclarece que “o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população”.

Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país”.

A segunda etapa da campanha acontecerá a partir do dia 16 de abril, direcionadas para professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de Segurança e Salvamento. Os portadores de doença crônica poderão tomar a vacina somente com encaminhamento do médico.

A partir do dia 9 de maio começará a terceira etapa da Campanha, direcionada a crianças de 6 meses a 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, privados de liberdade adolescente e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Sobre a Campanha 
Crianças de seis meses a menores de seis anos que receberam dose da vacina influenza sazonal em 2019 devem receber apenas uma dose em 2020. Deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menor de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Objetivo da vacinação
Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Precauções
Doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

História de alergia a ovo
Observar indicações médicas e dos profissionais da saúde.

Em caso de ocorrência de Síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

Pontos de Vacinação – segunda a sexta-feira (das 8h às 17h):

Drive-thru da vacinação -Em frente à Secretaria de Esporte – Complexo Ayrton Senna
Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy

Câmara Municipal (região central da cidade – ao lado da UBS Central)
Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro

UBS CENTRO ALTO
Rua Aurora, 61 – Centro Alto

USF GUANABARA 
Rua Fermino G. Pereira, 398 – Vila Gomes

USF JD. LUSO 
Rua Julio Prestes, 22 – Jardim Luso

USF JD. VALENTINA 
Rua Francisco Tometich, 905 – Jardim Valentina

USF JD. CAÇULA 
Rua Fagundes Varela, 08 – Jardim Caçula

USF OURO FINO 
Rodovia Índio Tibiriçá s/n, ao lado 2753 – Centro – Ouro Fino Paulista

USF QUARTA DIVISÃO 
Estrada da Sondália, 520 – Quarta Divisão

UBS SANTA LUZIA 
Rua Prof. Antonio Nunes, 551- Santa Luzia

USF VILA SUELI 
Rua AntonioZampol, 221 – Vila Sueli