Pelo menos cinco mortes no Estado de SP podem ter sido provocadas pelo coronavírus

O estado de São Paulo registrou, na manhã desta terça-feira (17), o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual. A vítima é um homem de 62 anos que estava internado em estado grave. Esse foi o primeiro óbito registrado no Brasil.

Segundo informações do governo estadual, o homem tinha diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática. Ele morava na cidade de São Paulo e teve os sintomas da doença no último dia 10, sendo internado quatro dias depois (14), e falecendo na segunda-feira (17).

José Henrique Germann, secretário estadual de Saúde, informou a imprensa que o homem não tinha histórico de viagens ao exterior. Por este motivo, o caso está sendo tratado como transmissão comunitária.

O governo ainda disse, na coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, que investiga outras quatro mortes que podem estar relacionadas à doença, em uma rede hospitalar particular na cidade de São Paulo. Na rede pública há um caso de morte com suspeita, totalizando pelo menos cinco em observação. Uma morte no Tatuapé, que vinha sendo divulgada como suspeita, foi confirmada como relacionada ao vírus influenza e não ao coronavírus.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta terça o Brasil contabilizou 301 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Em todo o mundo, já são mais de 185 mil infectados e 7330 mortes. Em Ribeirão Pires ainda não há casos confirmados da doença, mas segundo a Prefeitura, há 15 em análise e 4 descartados até o momento.