Não é de hoje que a Prefeitura de Ribeirão Pires vem fazendo vista grossa para aqueles que infrigem leis. Desde novembro deste ano, o DiárioRP vem denunciando o descaso do poder público com a Lei da Cidade Limpa. A prefeitura, no entanto, continua ignorando nossos apontamentos.

A equipe de fiscalização, faz vista grossa e não notifica comércios e pessoas que infrigem a lei. Em alguns casos, chega inclusive a autorizar que a infração seja cometida.

Faixas só podem ser fixadas em totens próprios da prefeitura. No entanto, basta andar por qualquer parte da cidade que é possível ver faixas em diversos postes. As únicas pessoas que não conseguem ver são exatamente os fiscais que deveriam fiscalizar esse tipo de irregularidade.

Continua Após a Publicidade

De acordo com a lei, as faixa que serão colocadas nos totens só podem ter a medida de 4.5m de largura por 70cm de altura. No entanto, a prefeitura tem liberado banners com mais de 4 metros de altura para “empresas amigas”. Além disso, diversos mercados e lojas de carros têm colocado faixas com promoções na frente dos estabelecimentos, o que também é proibido pela lei. A maioria, no entanto, não sabe, pois também não recebe nenhum tipo de orientação do Poder Executivo. Além disso, o Conselho da Cidade Limpa, que é obrigatório, também está inoperante.

A prefeitura não foi encontrada para responder nossos questionamentos.