Ribeirão Pires terá programação especial durante o Novembro Azul

Durante o mês de Novembro a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires estará intensificando as ações de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul.

Todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica – UBS e USF – terão ações voltadas à orientação da população e esclarecimento de dúvidas relacionados aos serviços gratuitos disponíveis na rede pública de saúde.

Em 26 de novembro, será realizado o “Dia Azul”, que concentrará uma série de serviços e atividades de conscientização nas UBSs e USFs da cidade. Das 8h às 17h, dentro da programação de cada unidade, serão realizadas palestras, coleta de PSA, eletrocardiograma, testes rápidos de sífilis e HIV, controles de glicemia e pressão arterial, atualização de caderneta de vacinação, emissão de Cartão SUS, entre outras ações.

De janeiro a setembro desse ano, a rede municipal de saúde de Ribeirão Pires realizou a coleta de cerca de dois mil exames PSA. A coleta é solicitada pelo clínico geral da Atenção Básica durante consultas de rotina. Caso haja alteração identificada no exame, o médico encaminha o paciente para especialista em unidade estadual de referência para o município – para diagnóstico e encaminhamentos.