Após 54 casos confirmados, nova campanha contra sarampo se inicia

Na próxima segunda-feira (7), uma nova campanha de vacinação contra sarampo se inicia decorrente de novos casos confirmados no Grande ABC.

O público-alvo desta etapa, que vai até 25 de outubro, será crianças de 6 meses até 5 anos. A partir do dia 18 à 30 de novembro, jovens de 20 a 29 anos também poderão se vacinar. 

O’Dia D’, está previsto para sábado (19), quando os postos de saúde estarão abertos com atendimento focado nesses jovens. 

A nova campanha se iniciou após serem confirmados novos casos de sarampo e óbitos decorrentes da doença. Nas estatísticas, Ribeirão Pires tem 54 casos confirmados da doença. Já em Rio Grande da Serra foram dois casos.

O sarampo havia sido considerado erradicado no País em 2016, porém, em fevereiro de 2018, houve o primeiro caso de infecção pela doença. 

Pessoas portadoras de doenças crônicas podem ficar mais vulneráveis à infecção. Sendo assim, é importante estar com a carteira de vacinação em dia. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, pessoas até 29 anos necessitam de duas doses da vacina. De 30 a 59 anos, apenas uma dose é recomendada.

A vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes. Pessoas nascidas antes de 1960, na sua maioria, já tiveram a doença na infância e possuem imunidade (proteção) por toda a vida, não necessitando ser vacinadas, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

Caso hajam dúvidas quanto à imunização adequada, basta procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.