O Diário Verificou que é mentira o boato de que a Prefeitura de Ribeirão Pires teria gasto cerca de R$291 mil na reforma do gabinete do Prefeito da cidade.

A notícia foi primeiramente veiculada por um blogueiro, que se atentou apenas ao nome do projeto e não às ações realizadas nele. A informação falsa também divulgada sem nenhuma responsabilidade por diversos vereadores que queriam fazer críticas políticas à pessoa do prefeito, mas também não se preocuparam em levantar as informações, como é o caso do Vereador Amigão D’orto (PTC), Danilo da casa da Sopa (PSB) e Rubens Fernandes (SD). Qualquer leigo, apenas olhando o projeto dentro do processo, pode facilmente verificar que as ações realmente se iniciaram no gabinete do prefeito, mas foram estendidas também a outros pontos do Paço Municipal.

continua após a publicidade

Entre as ações realizadas no projeto estão a troca de diversos armários e quadros de distribuição elétrica, troca das lâmpadas de toda a prefeitura por lâmpadas LED, reforma do primeiro andar da prefeitura, contemplando as secretarias de administração, de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social (SPAIS), de Meio Ambiente e a recepção ao público, além da reforma do primeiro andar, que contemplaria o gabinete do Prefeito, e também a secretaria de Finanças. Além disso, foram feitos reparos no telhado e forro do prédio. Dentro do Gabinete do prefeito, apenas a parte elétrica foi modificada, e uma parte do piso trocada. De acordo com a Secretaria de Obras, o valor total usado no gabinete do Prefeito foi apenas 17% dos R$ 291.252,00 anunciados pelo blog, portanto a informação não é verídica.

O Diário Diário Verifica é um projeto para a verificação de notícias falsas e boatos que circulam na internet, as famosas Fake News.

A intenção é verificar a autenticidade e veracidade de informações que circulam na internet, como em grupos de facebook, WhatsApp e blogs sem assinatura de profissional, que são os maiores transmissores das falsas notícias em nossa região, principalmente com a chegada do período eleitoral.

Os leitores também poderão enviar os temas através de nossos canais, seja por mensagem através de nossas redes sociais ou pelo WhatsApp da redação, através do número (11) 94974-5208. Para acessar a plataforma, basta clicar aqui ou acessar diariorp.com.br/diarioverifica.