Objetivo é desvendar boatos e fake news divulgadas por fontes não confiáveis.

O Diário de Ribeirão Pires inicia a partir desta semana, um projeto para a verificação de notícias falsas e boatos que circulam na internet, as famosas Fake News.

A intenção é verificar a autenticidade e veracidade de informações que circulam na internet, como em grupos de facebook, WhatsApp e blogs sem assinatura de profissional, que são os maiores transmissores das falsas notícias em nossa região, principalmente com a chegada do período eleitoral.

continua após a publicidade

“De uns tempos pra cá houve um ‘boom’ de blogs sem a assinatura de profissionais e a popularização de grupos, tanto em WhatsApp, como em Facebook e em outros meios que deram voz e disseminam as notícias falsas. Hoje você pode criar um perfil falso na internet, ir em um grupo de Facebook e criar uma mentira sobre qualquer pessoa. Não há um bloqueio para isso. Agora, nós vamos pegar essa informação e ir atrás das pessoas, empresas ou instituições que estejam envolvidas para verificar a autenticidade, apurando a informação com muita cautela para descobrir a realidade dos fatos.”, disse Rafael Ventura, diretor de jornalismo do Diário de Ribeirão Pires.

Os leitores também poderão enviar os temas através de nossos canais, seja por mensagem através de nossas redes sociais ou pelo WhatsApp da redação, através do número (11) 94974-5208. Para acessar a plataforma, basta clicar aqui ou acessar diariorp.com.br/diarioverifica.