A programação do 13º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires está entrando na reta final, mas trará ao público grandes atrações locais e do cenário nacional. Até esse domingo, dia 4 de agosto, a festa segue no Complexo Ayrton Senna (Av. Pref. Valdírio Prisco, 193). Nesta sexta-feira (2), a principal atração fica por conta do grupo Falamansa. No sábado (3), Iza promete agitar o palco principal com seus sucessos. No último dia de festival, domingo (4), a atração principal é do cantor Dilsinho.

Nos dois primeiros finais de semana dessa edição, o Festival do Chocolate atraiu cerca de 110 mil visitantes, que circularam pelo evento durante todos os períodos da festa. Thiaguinho, Blitz, Melim, Yasmin Santos, Negritude Junior, Diogo Nogueira e Lucas Lucco foram atrações do palco principal até o momento.

A programação local conta com mais de 70 artistas, sendo 98% do total de atrações da cidade.  

Ingressos – Em mais uma edição, a festa priorizará seu objetivo social. Cada ingresso para o Festival do Chocolate é trocado por 1Kg de alimento não-perecível, exceto sal e açúcar (exemplo de alimentos a serem doados à famílias carentes: 2 pacotes de macarrão de 500g; 1L de óleo ou leite; arroz; feijão, entre outros).

A entrada para curtir o evento é livre até às 17h. Após esse horário, a apresentação do ingresso é obrigatória. Os alimentos arrecadados serão encaminhados pelo Fundo Social da cidade à entidades e instituições sociais do município.

Na entrada do Complexo Ayrton Senna, a partir das 17h, há troca de ingressos (relação de postos de troca de ingressos antecipados e no dia do evento pode ser obtida pelo site da Prefeitura – www.ribeiraopires.sp.gov.br).

O Festival do Chocolate começa às sextas-feiras, às 16h; aos sábados, às 13h; e aos domingos – dia de programação infantil, às 10h. Durante todo o dia, a festa conta com 36 chalés gastronômicos – entre doces e salgados, e 10 chalés de artesanato.

Gastronomia – Receitas já tradicionais e queridinhas do público fazem parte do cardápio da festa: strogonoff de chocolate; merenguedeiro – merengue com brigadeiro; fondue de chocolate; bombons; brownies; cookies; coxinha de brigadeiro; e petit gateau. Também há diversidade de lanches e pratos, entre os quais churrasco grego; lanche de pernil; comida mexicana; hambúrgueres artesanais; torresmo de rolo; costela no bafo; caldos; escondidinho; massas; pizza; comida oriental; entre outras opções.

O Festival do Chocolate está inserido no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme Lei Nº 13.990/10. O evento é promovido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade e patrocinadores locais e da região.

Estrutura completa e ambiente familiar – O 13º Festival do Chocolate conta com estrutura de acessibilidade – atendimento exclusivo para PcD – Pessoas com Deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e idosos, com idade acima de 60 anos e gestante; além de cardápio em braile.

A festa possui sanitários, fraldário e ambulatório, além de equipes de segurança – 176 agentes das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e segurança particular, além de agentes velados e 16 câmeras – sendo uma Speed Dome 360º, interligadas com central de videomonitoramento, instalada no evento – em todos os ambientes da festa.

Passeios Turísticos – O projeto “Turistando por Ribeirão” promove passeios turísticos gratuitos à importantes pontos da Estância. O ponto de partida do passeio é o Centro de Informações Turísticas situado próximo da entrada do Festival do Chocolate, dentro do Complexo Ayrton Senna. Em ônibus turístico, até 40 pessoas poderão participar da atividade. No roteiro do passeio, que tem duração de 2 horas, os participantes conhecerão a Via Crucis/ Mirante Santo Antônio; Mirante São José; a tricentenária Capela do Pilar; e o recém-revitalizado Parque Pérola da Serra. Os passeios acontecerão às sextas-feiras, às 16h30; aos sábados, em três horários: às 12h, 14h e 16h; e aos domingos – em quatro horários: às 10h, 12h, 14h e 16h.

Como participar? Os interessados em participar deverão realizar o agendamento do passeio. Em razão da limitação de vagas, a Secretaria de Turismo recomenda o agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone 4828-9868; pelo WhatsApp 9-7622-5037; pessoalmente no CIT do Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro; ter. a sex., das 9h às 18h; sáb. e dom., das 10h às 16h); e também pessoalmente no CIT do Festival do Chocolate – durante os horários do evento.

Eventos esportivos: Choco Run – A 3ª edição da Choco Run, a corrida e caminhada do tradicional Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, acontecerá nesse domingo, dia 4 de agosto, com largada prevista para 7h30, no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy). Inscrições encerradas.

Programação cultural completa do 13º Festival do Chocolate:

2/8 – Sexta-feira:

17h – Sociedade 3.0 (Rock)
18h – SonicBoom (Rock)
19h – Jackstone (Classic Rock)
20h – Gullivera (Tributo Tim Maia)
21h – Falamansa

3/8 – Sábado:

14h – Roseane Martins Dance
14h30 – Academia Bela Arte
15h – Ribeirão Pires Futebol Clube (dança)
15h30 – Ginástica Rítmica CTT Ouro Fino
16h30 – Centro Operacional de Artes Isadora Duncan (dança)
17h – Fire Pit (Rock)
18h – Pixaim (Forró)
19h – Siderais (Pop Rock)
20h – Aya (Pop Rock)
21h – Iza

4/8 – Domingo:

7h30 – Choco Run
11h – Baby Shark Live Musical
12h – Reggat de Blanc (Classic Rock)
13h –Yan Echeverria (MPB)
14h – Escola Municipal de Dança
14h30 – Cia. The Union Project
15h – João Roncon Arte em Movimento
15h30 – Studio Karina K Fitness
16h – Núcleo de Dança Karen Kihara
16h30 – Aleff Augusto Next Movement (dança)
18h – Yago Oliveira (sertanejo)
19h – Lo Ramma (Pop Rock)
20h – Remake (Rock)
21h – Dilsinho